Educação: Alfabetização, Letramento e Educação Inclusiva

Inscreva-se

Varginha – Semanal Inscreva-se
Varginha – Quinzenal Inscreva-se
Três Pontas – Semanal Inscreva-se
Três Pontas – Quinzenal Inscreva-se
Monsenhor Paulo – Semanal Inscreva-se
Monsenhor Paulo – Quinzenal Inscreva-se
SOBRE O CURSO

O curso de Educação: Alfabetização, Letramento e Educação Inclusiva tem como objetivo qualificar professores para o processo de alfabetização, letramento e educação inclusiva, por meio de fundamentos e metodologias de ensino para a aprendizagem. Permitindo-se, assim, uma sustentação ao profissional da educação, para que possa saber problematizar os aspectos que envolvem a alfabetização, letramento e educação inclusiva, com reflexão sobre sua prática pedagógica, de forma a melhor subsidiar suas ações.
Visa a busca de profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da ludopedagogia, da neuropsicopedagogia e da educação inclusiva com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar e atualizar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área educacional, especialmente da alfabetização e letramento, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento, assim como com a administração, a supervisão e a orientação escolar, além de capacitar para o exercício da alfabetização e do letramento também no âmbito da educação inclusiva.

Compromissos e Desafios

• Permitir ao profissional da educação, voltado para a problemática da alfabetização, letramento e educação inclusiva, a reflexão sobre sua prática pedagógica, de forma a melhor subsidiar suas ações.
• Permitir ao profissional envolvido com a questão da alfabetização, letramento e inclusão no Brasil um conhecimento mais profundo e sistemático da produção científica na área.
• Oferecer uma visão interdisciplinar da problemática da alfabetização, letramento e inclusão que permita um conhecimento dos diversos aspectos envolvidos no processo de aquisição da linguagem.
• Discutir a construção do conhecimento e a diversidade na aprendizagem dos alunos.
• Analisar o desenvolvimento dos alunos com demandas educacionais específicas, assim como as mudanças que devem ser realizadas nas escolas para favorecer sua educação.
• Discutir o planejamento e a organização da prática educativa visando a atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo.
• Desenvolver atitudes de pesquisa científica de temas ligados à Alfabetização, Letramento e Educação Inclusiva.

Público Alvo

Profissionais com formação superior na área educacional e demais campos do conhecimento que tenham interesse em se especializar em alfabetização, letramento e educação inclusiva.

Coordenador

  • Prof. Me. Viviel Rodrigo José de Carvalho (Currículo Lattes)
  • E-mail: viviel@unis.edu.br | (35) 3219-5122
  • Mestre em Ciências da Saúde
  • Pós-Graduado em Enfermagem do Trabalho
  • Bacharel em Enfermagem
  • Coordenador e Professor dos cursos da área de Saúde e Educação

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

NÚCLEO COMUM
Disciplina Carga Horária
Pensamento Científico e Metodologia da Pesquisa 24 horas
Didática e Metodologia do Ensino Superior 24 horas
Seminário de Pesquisa 12 horas
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso 30 horas
Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas

NÚCLEO ESPECÍFICAS
Disciplina Carga Horária
Processo histórico da Alfabetização e Letramento 24 horas
Alfabetização Matemática 24 horas
Fundamentos da Educação Inclusiva 24 horas
Alfabetização de Jovens e Adultos 24 horas
Práticas Pedagógicas em Leitura e Produção de Textos 24 horas
Práticas Pedagógicas em Literatura Infantil e Alfabetização 24 horas
Avaliação no Processo de Alfabetização e Letramento 24 horas
Deficiência Física: Fundamentos Psicossociais e AEE 24 horas
Deficiência Intelectual: Fundamentos Psicossociais e AEE 24 horas
Deficiência Visual: Fundamentos Psicossociais e AEE 24 horas
Pessoas com Surdez: Fundamentos Psicossociais e AEE 24 horas
Dramatização e Contação de Histórias 24 horas
Desenvolvimento Cognitivo 24 horas

NÚCLEO DE DISCIPLINAS ELETIVAS
Disciplina Carga Horária
Módulo Internacional 40 horas
Módulo Internacional 30 horas
Módulo Internacional 20 horas

+150 disciplinas de especialização

FORMAS DE PAGAMENTO

Matrícula
(boleto será gerado no preenchimento da ficha cadastral)
R$ 380,00

Para pagamento até:

31/12/2016 – 50% de Desconto
31/01/2017 – 30% de Desconto
28/02/2017 – 10% de Desconto

Planos de Pagamento Valor Bruto Desc. Adimplência Conv. Empresa Desc. Ex-aluno
15% 20% 25%
Plano A – 12 parcelas R$ 766,67 R$ 651,67 R$ 613,33 R$ 575,00
Plano B – 16 parcelas R$ 575,00 R$ 488,75 R$ 460,00 R$ 431,25
Plano C – 20 parcelas R$ 460,00 R$ 391,00 R$ 368,00 R$ 345,00

OBS: Após a matrícula, o próximo pagamento será no mês posterior ao início das aulas, em 2017.

LOCAIS E OFERTAS

Varginha
Aulas semanais – Segunda, Terça e Quarta-feira (das 19h às 23h)
Aulas quinzenais

Três Pontas
Aulas semanais
Aulas quinzenais

Monsenhor Paulo
Aulas semanais
Aulas quinzenais

DURAÇÃO

Varginha
12 meses

mec
Cursos credenciados pelo MEC

“Estabelece normas para funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização” (MEC – resolução nº 1, 08 de junho de 2007 – clique aqui)

“[…] diante da conformidade do Regimento da Instituição e de seu respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional com a legislação aplicável, resolve:” (MEC – portaria nº 722, 08 de agosto de 2013 – clique aqui)

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

Tweets

Galeria de Fotos