Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

SOBRE O CURSO

Formar profissionais especialistas na área de gestão da qualidade e segurança do paciente, dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional nesta área, visando interesses convergentes do setor privado e do setor público, capaz de planejar, organizar e supervisionar o funcionamento dos setores da saúde com economia e racionalidade, visando sempre o máximo da excelência e qualidade no atendimento ao ser humano e a eliminação de eventos adversos.

Compromissos e Desafios

  • Entender a evolução tecnológica X sistema de saúde X funcionamento da assistência;
  • Compreender os métodos que permitirão coletar de dados, amostrar dados, apresentar os dados, realizar estatística descritiva e realizar testes estatístico;
  • Conhecer os conceitos básicos para a correta mensuração de desempenho de processos;
  • Compreender as funções do escritório da qualidade e a necessidade do uso da epidemiologia;
  • Conhecer e compreender os conceitos da qualidade e as diversas técnicas gerenciais necessárias ao atendimento dos requisitos da norma, permitindo o atendimento de necessidades e expectativas das partes interessadas;
  • Identificar e evitar os eventos adversos, contribuindo para uma perfeita e eficiente qualidade dos serviços de saúde;
  • Definir os níveis de gestão e suas variáveis de controle, bem como a inter-relação entre variáveis de controle e a correlação entre gestão sistêmica e estrutura;
  • Conhecer, compreender e saber utilizar as ferramentas de gestão da qualidade e segurança do paciente;
  • Entender os sistemas de acreditação/certificação externa da qualidade;
  • Oportunizar conhecimento técnico e científico permeado pela legislação vigente, conhecendo a mesma e podendo realizar uma gestão eficiente e eficaz;
  • Elaborar o planejamento e poder comentá-lo nos diversos segmentos administrados;
  • Possibilitar que egressos de cursos de graduação no campo das ciências da saúde tenham acesso a conhecimentos específicos da área;
  • Preparar profissionais para atuar na área de Administração e Qualidade dos Serviços de Saúde, capacitando-os a conhecer e identificar as particularidades da área, integrando os serviços oferecidos pelas operadoras de planos de saúde aos níveis assistenciais necessários e comprados pelos usuários.
  • Capacitar profissionais no aprofundamento dos conhecimentos e habilidades e atitudes pertinentes à especialidade;
  • Preparar profissionais capazes de planejar, organizar e supervisionar as atividades de gestão e qualidade em saúde;
  • Preparar profissionais para atuarem junto a equipes multidisciplinares, com ênfase em hospitais.
  • Proporcionar aos profissionais especializados, a oportunidade de ampliar conhecimentos na área de gestão dos serviços de saúde, visando o exercício competente e a qualificação das atividades profissionais;
  • Oferecer aos especializandos subsídios para a elaboração de trabalhos científicos na área de gestão dos serviços de saúde e consumo crítico de pesquisas;

Público Alvo

Graduados em todas as áreas afins interessados em gestão da qualidade e segurança do paciente.

Coordenador

  • Prof. Me. Viviel Rodrigo José de Carvalho (Currículo Lattes)
  • E-mail: comercialpos@unis.edu.br | (35) 3219-5122
  • Mestre em Ciências da Saúde
  • Pós-Graduado em Enfermagem do Trabalho
  • Bacharel em Enfermagem
  • Coordenador e Professor dos cursos da área de Saúde e Educação

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

NÚCLEO COMUM
Disciplina Carga Horária
Bioestatística 24 horas
Pensamento Científico e Metodologia da Pesquisa 24 horas
Seminário de Pesquisa 12 horas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso 30 horas
Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas
NÚCLEO ESPECÍFICAS
Disciplina Carga Horária
Qualidade Total e Ferramentas da Qualidade aplicada aos Hospitais 24 horas
Engenharia Clínica 24 horas
Estratégias Seis Sigma aplicadas à Saúde 24 horas
Mapeamentos de Processos 24 horas
Princípios da Segurança do Paciente 24 horas
Auditoria Interna do Sistema de Saúde 24 horas
Avaliação das Metodologias Certificáveis de Garantia de Qualidade I e II 36 horas
Gestão e Avaliação dos Riscos Não Clínicos 24 horas
Gestão e Avaliação dos Riscos nos Serviços de Nutrição e Farmácia 24 horas
Gestão e Avaliação dos Riscos nas Cirurgias 24 horas
Gestão e Avaliação dos Riscos nos Serviços Diagnósticos e Terapêuticas 24 horas
Gestão e Avaliação dos Riscos nos Serviços de Enfermagem e de Controle de Infecção 24 horas
NÚCLEO DE DISCIPLINAS ELETIVAS
Disciplina Carga Horária
Metodologia no Ensino Superior 24 horas
Didática do Ensino Superior 24 horas
Módulo Internacional 40 horas
Módulo Internacional 30 horas
Módulo Internacional 20 horas

+150 disciplinas de especialização

FORMAS DE PAGAMENTO

Matrícula
(boleto será gerado no preenchimento da ficha cadastral)
R$ 380,00

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Planos de Pagamento Valor Bruto Desc. Adimplência Conv. Empresa Desc. Ex-aluno
15% 20% 25%
Plano A – 12 parcelas R$ 766,67 R$ 651,67 R$ 613,33 R$ 575,00
Plano B – 16 parcelas R$ 575,00 R$ 488,75 R$ 460,00 R$ 431,25
Plano C – 20 parcelas R$ 460,00 R$ 391,00 R$ 368,00 R$ 345,00

LOCAIS E OFERTAS


Varginha
Aulas Quinzenais - Sexta-feira (das 19h às 23h) e sábado (das 08 às 17h)


Pouso Alegre
Aulas Quinzenais - Sexta-feira (das 19h às 23h) e sábado (das 08 às 17h)

DURAÇÃO

Quinzenal 18 meses

mec

Cursos credenciados pelo MEC

"Estabelece normas para funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização" (MEC - resolução nº 1, 08 de junho de 2007 - clique aqui)

"[...] diante da conformidade do Regimento da Instituição e de seu respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional com a legislação aplicável, resolve:" (MEC - portaria nº 722, 08 de agosto de 2013 - clique aqui)

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

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