O curso objetiva preparar profissionais da educação, licenciados em Pedagogia e nas demais áreas do conhecimento, para atuar nas funções de gestão da educação básica como: especialista da educação, gestor educacional e inspetor escolar, baseada no princípio de gestão democrática, em que a co-responsabilidade e a colaboração são os constituintes maiores das relações de trabalho e do poder coletivo e institucional, com vistas a garantir iguais direitos, reconhecimento e valorização das diferentes dimensões que compõem a diversidade da sociedade, assegurando comunicação, discussão, crítica, propostas dos diferentes segmentos das instituições educacionais escolares.
Compromissos e Desafios
I. Propiciar momentos de reflexão sobre os principais desafios enfrentados pelos profissionais da educação e oferecer subsídios teóricos que auxiliem os professores na elaboração, implementação e acompanhamento do projeto político-pedagógico institucional, além de promover a atualização em relação à legislação de ensino, no que tange à Educação Básica.
II. Preparar o pós-graduando para participar da organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
-Planejar a execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
-Planejar a execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas;
-Produzir e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional em contextos escolares.
Público Alvo
Pedagogos e licenciados em geral nas demais áreas do ensino superior, que atuam ou desejam atuar no contexto da gestão de processos pedagógicos escolares e na gestão escolar da educação básica, como supervisores e orientadores.
Coordenador
- Prof. Me. Viviel Rodrigo José de Carvalho (Currículo Lattes)
- E-mail: comercialpos@unis.edu.br | (35) 3219-5122
- Mestre em Ciências da Saúde
- Pós-Graduado em Enfermagem do Trabalho
- Bacharel em Enfermagem
- Coordenador e Professor dos cursos da área de Saúde e Educação
NÚCLEO COMUM | |
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Disciplina | Carga Horária |
Pensamento Científico e Metodologia da Pesquisa | 24 horas |
Didática e Metodologia do Ensino Superior | 40 horas |
Seminário de Pesquisa | 12 horas |
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso | 30 horas |
Trabalho de Conclusão de Curso | 60 horas |
NÚCLEO ESPECÍFICAS | |
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Disciplina | Carga Horária |
Política Educacional e Legislação Brasileira | 36 horas |
Concepções de Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo | 36 horas |
Gestão de Recursos e Funcionamento Escolar | 36 horas |
Projeto Político-Pedagógico da Escola | 36 horas |
Administração e Inspeção no Contexto Brasileiro | 48 horas |
Orientação Educacional e Orientação Vocacional | 48 horas |
Supervisão Educacional no Contexto Brasileiro | 48 horas |
Práticas Profissionais em Gestão Escolar na Educação Básica: Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional | 300 horas |
NÚCLEO DE DISCIPLINAS ELETIVAS | |
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Disciplina | Carga Horária |
Módulo Internacional | 40 horas |
Módulo Internacional | 30 horas |
Módulo Internacional | 20 horas |
Módulo Inglês Instrumental I* | 24 horas |
Módulo Inglês Instrumental II* | 24 horas |
Módulo Inglês Instrumental III* | 32 horas |
+150 disciplinas de especialização
* No momento disponíveis apenas no polo de Varginha.
FORMAS DE PAGAMENTO
Matrícula
(boleto será gerado no preenchimento da ficha cadastral)
R$ 380,00
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Planos de Pagamento | Valor Bruto | Desc. Adimplência | Conv. Empresa | Desc. Ex-aluno |
15% | 20% | 25% | ||
Plano A – 12 parcelas | R$ 766,67 | R$ 651,67 | R$ 613,33 | R$ 575,00 |
Plano B – 16 parcelas | R$ 575,00 | R$ 488,75 | R$ 460,00 | R$ 431,25 |
Plano C – 20 parcelas | R$ 460,00 | R$ 391,00 | R$ 368,00 | R$ 345,00 |
Esse curso não está com turmas abertas no momento, caso tenha interesse preencha o formulário de interesse que entraremos em contato na próxima turma aberta. Para acessar o formulário clique no botão acima.
Quinzenal
18 meses
“Estabelece normas para funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização” (MEC – resolução nº 1, 08 de junho de 2007 – clique aqui)
“[…] diante da conformidade do Regimento da Instituição e de seu respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional com a legislação aplicável, resolve:” (MEC – portaria nº 29, de 16 de Janeiro de 2018 – clique aqui)