Neuropsicopedagogia

SOBRE O CURSO

Objetivos

Objetivo Geral

O curso visa formar especialistas nos diversos domínios da Neuropsicopedagogia, sendo voltado para profissionais das áreas de educação e saúde, dentre eles Psicólogos, Educadores, Psicopedagogos, tomando como base as pesquisas realizadas pelo neurocientistas que têm demonstrado uma forte e importante relação entre a aprendizagem e o cérebro, numa contribuição de mão dupla, portanto, o curso tem como objetivo oferecer novos conhecimentos aos profissionais que lidam com os diversos sujeitos e sua aprendizagem, focando mais especificamente os portadores de necessidades especiais.

Objetivos Específicos

  • Capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços do ambiente educacional;
  • Caracterizar as relações entre a educação, dificuldades de aprendizagem e neuroplasticidade contemplando as deficiências: física, visual, auditiva e mental e psicomotores;
  • Fundamentar uma base de conhecimento neuropsicopedagógico para enriquecer a interdisciplinaridade entre a Neurologia, Psicologia, Pedagogia, Educação e Pediatria, a fim de aprimorar conhecimentos;
  • Proporcionar a formação de profissionais capazes de planejar e colocar em prática todo o aprendizado adquirido, acerca da educação especial e neurociência, capacitando o aluno nessas áreas.

Público Alvo

Profissionais formados nas áreas de Educação (professores, pedagogos, diretores, coordenadores, etc), da saúde (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais) e áreas afins.

Perfil do Egresso

O Curso de Especialização Lato Sensu Neuropsicopedagogia aspira qualificar profissionais que sejam capazes de desempenhar com sucesso as seguintes funções:

  • Atuar e compreender com amplitude os conceitos de ciências neurológicas, psicopedagogia, educação especial, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento;
  • Entender os recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar;
  • Estar apto a lidar com o desenvolvimento, comportamento e a aprendizagem dos diversos públicos;
  • Atuação frente ao desenvolvimento cognitivo humano e profilaxia frente os T.A.S;
  • Elaborar publicações científicas frente às técnicas de reabilitação/ prognóstico em periódicos da área ou afins;
  • Postura Interdisciplinar, dinamismo e ética;
  • Visão sistêmica dos processos;
  • Polivalência teórica mantendo a especificidade em sua área de atuação;
  • Elaborar pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais;
  • Produção de saberes a partir de capacitações e reflexões frente a sua práxi;
  • Identificar panorama cognitivo pós lesão a fim de adequar o currículo;
  • Promover adequação emocional do educando com síndromes neurológicas / condições neuropsiquiátricas ao contexto de grupo;
  • Assessoramento técnico frente a associações de apoio aos DA’s, DV’s e DF’s ou outros.

Regime de Funcionamento

Sistema de crédito modular com carga horária de 450 (Quatrocentos e Cinquenta) horas presenciais e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso, em regime semanal (três vezes por semana das 19h às 23h) ou quinzenal (sexta-feira: 19h às 23h e sábado: 08h às 17h).

Número de Vagas

As vagas na Pós-Graduação de Lato Sensu Neuropsicopedagogia são em número de 40 (quarenta) por turma, ficando a instituição com o direito de não iniciar turma com menos de 20 (vinte) matriculados.

Carga Horária

  • “Especialista em Neuropsicopedagogia” se o aluno for aprovado no curso com o total de 450 (Quatrocentos e Cinquenta) horas incluindo a apresentação de TCC- Trabalho de Conclusão de Curso.
  • “Aperfeiçoamento em Neuropsicopedagogia” se o aluno for aprovado no curso com o total de 450 (Quatrocentos e Cinquenta) horas sem apresentar o TCC- Trabalho de Conclusão de Curso no prazo de 90 (noventa dias) após o término do mesmo.

Critérios Avaliativos

A avaliação se dará de forma efetiva em um contexto formativo e processual, no qual o aluno será testado em aspectos assimilados e compreendidos no decorrer das aulas. Além de que, deve trabalhar como fundamentação da educação acadêmica em um curso de pós-graduação, favorecendo a reflexão e o posicionamento crítico frente ao conteúdo e ao conhecimento historicamente constituído.

Destaca-se que a(s) avaliação(ões) será(ão) processual(is), estruturada de forma a proporcionar que o discente tenha condições, através de aspectos reflexivos, de repensar sua própria prática, conhecimentos e valores. Nesse sentido e por meio dos recursos avaliativos utilizados, caberá ao Professor estimular e mediar o processo de ensino/aprendizagem.

Por esse caminho, é função do Professor a elaboração do Plano de Aula, conforme a seguir:

  • Elaboração de atividades práticas, que permitam o discente conectar-se com o mercado de trabalho;
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a atuação profissional;
  • Propor estudos de casos e outras atividades que possibilitarão o desenvolvimento acadêmico/profissional e uma melhor assimilação do conteúdo.
  • Esclarecer os objetivos da disciplina e demonstrar a sua importância para o egresso deste programa de especialização;

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

NÚCLEO COMUM
Disciplina Carga Horária
Fundamentos da Educação Inclusiva 24
A Psicanálise e suas Implicações na Aprendizagem 24
Desenvolvimento Cognitivo 36
Aprendizagem e Contextos Sociais 36
Pensamento Científico e Metodologia da Pesquisa 24
Psicomotricidade e Aprendizagem 24
Seminário de Pesquisa 12
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso 30
Trabalho de Conclusão de Curso 60

NÚCLEO ESPECÍFICAS
Fundamentos da Neurologia / Neurociência 36
Neurofisiologia 24
Neuropsicologia 24
Neuropsicopatologias 24
Neuropsicopedagogia e contextos de atuação 36
Teoria e Prática da Neuropsicopedagogia 36

NÚCLEO DE DISCIPLINAS ELETIVAS
Disciplina Carga Horária
Metodologia do Ensino Superior 24 horas
Didática do Ensino Superior 24 horas
Didática e Metodologia no Ensino Superior – EAD 45 horas
Módulo Internacional 20, 30 ou 40 horas
* A Gestão de Pós-graduação do Grupo UNIS, faculta aos alunos interessados, a matrícula em qualquer disciplina nos mais diversos cursos de Especialização Lato Sensu ofertados pela instituição.

FORMAS DE PAGAMENTO

Matrícula
(boleto será gerado no preenchimento da ficha cadastral)
R$ 380,00

Fale com nossos consultores para ofertas especiais!

Planos de Pagamento Valor Bruto Desc. Adimplência Conv. Empresa Desc. Ex-aluno
15% 20% 25%
Plano A – 12 parcelas R$ 766,67 R$ 651,67 R$ 613,33 R$ 575,00
Plano B – 16 parcelas R$ 575,00 R$ 488,75 R$ 460,00 R$ 431,25
Plano C – 20 parcelas R$ 460,00 R$ 391,00 R$ 368,00 R$ 345,00

LOCAIS E OFERTAS

Varginha
Aulas Semanais – Segunda, Terça e Quarta-feira (das 19h às 23h)
Aulas Quinzenais – Sexta-feira (das 19h às 23h) e sábado (das 08 às 17h)

Pouso Alegre
Aulas Semanais – Segunda, Terça e Quarta-feira (das 19h às 23h)
Aulas Quinzenais – Sexta-feira (das 19h às 23h) e sábado (das 08 às 17h)

Cataguases
Aulas Quinzenais – Sexta-feira (das 19h às 23h) e sábado (das 08 às 17h)

Três Pontas
Aulas Semanais – Segunda, Terça e Quarta-feira (das 19h às 23h)
Aulas Quinzenais – Sexta-feira (das 19h às 23h) e sábado (das 08 às 17h)

A duração do curso é de 12 (doze) meses no regime semanal ou de 18 (dezoito) meses no regime quinzenal.

Frequência mínima de 75% e 70% de aproveitamento nos módulos, de acordo com a avaliação do professor e entrega do Trabalho de Conclusão de Curso.

mec
Cursos credenciados pelo MEC

“Estabelece normas para funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização” (MEC – resolução nº 1, 08 de junho de 2007 – clique aqui)

“[…] diante da conformidade do Regimento da Instituição e de seu respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional com a legislação aplicável, resolve:” (MEC – portaria nº 722, 08 de agosto de 2013 – clique aqui)

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

Tweets

Galeria de Fotos