Teoria, Clínica e Articulações Psicanalísticas

Ficha de Curso – para Maiores Informações: clique aqui

A Psicanálise, invenção de Sigmund Freud, é inscrita em uma radicalidade de uma aposta: escutar os tropeços nas palavras, nos sonhos e no sintoma. Essa escuta permitiu Freud conceber o Inconsciente como uma instância psíquica que nos determina mais do que pensamos. A partir do pai da Psicanálise, “somos onde não pensamos”.
O que permitiu Freud escutar essas nuanças do humano? Acreditamos que o diálogo com o seu tempo, com as ciências e com os mais diversos campos do saber foram instrumentais para que o psicanalista reconhecesse a lógica do inconsciente.
Foi partindo dessas questões e as do pós-freudiano, Jacques Lacan, que alertava que todo psicanalista precisa estar à altura de sua época, que estruturamos um projeto fiel ao legado freudiano e arrojado ao tempo em que vivemos, a Pós-graduação em Teoria, Clínica e Articulações Psicanalíticas.
Criada em um formato inédito, a pós-graduação proporciona ao aluno a possibilidade de aprofundar em temáticas que vão da história da Psicanálise, os conceitos, passando pelos fundamentos teóricos e éticos da clínica psicanalítica a uma interface da Psicanálise com outros campos do saber. Entende-se que é por haver um diálogo com outros campos do saber que é possível dispor de ferramentas para o aspirante ao trabalho com a psicanálise ou psicanalista, refletir seu fazer em um mundo conectado.
Para cumprir essa proposta, o psicanalista Janilton Gabriel de Souza buscou pesquisadores de grande renome na Psicanálise, em sua maioria ligados a Universidades Federais, que contribuíram na elaboração da proposta apresentada. Considerando, ainda, que a Psicanálise tem um profundo avanço e contribuições na Argentina, a proposta apresentada contempla um módulo (opcional) internacional a ser realizado na Universidade de Buenos Aires, onde o discente terá a oportunidade de estudar com professores e psicanalistas que têm apresentado leituras avançadas da Psicanálise.

Diferenciais

• Professores Pós-doutores, doutores e mestres em Universidades Federais em sua maioria;
  • Docentes escolhidos a partir da afinidade com o campo de pesquisa e prática;
  • Professores autores de trabalhos científicos respeitados e livros publicados;
  • Disciplinas conectadas ao nosso tempo como Psicanálise e Tecnologia, dando subsídios para o aluno pensar e ler o contexto em que atua;
  • Disciplinas que promovem o senso crítico, somadas à oferta de docentes vindos de diversos lugares;
  • Possibilidade de estudar na Argentina, uma das maiores referências em Psicanálise.

Psicólogos, filósofos, psicanalistas, médicos, educadores, operadores do Direito, assistentes sociais e demais interessados em aprofundar o conhecimento em Psicanálise.

Objetivo Geral

Dispor de um espaço que permita ao discente conhecer, aprofundar conceitos da Psicanálise e entender as variantes do funcionamento da clínica psicanalítica, quer em seu dispositivo tradicional no consultório, quer na clínica em extensão seja ela vivenciada em um Tribunal de Justiças, em uma escola ou mesmo na função de um acompanhante terapêutico.
Desenvolver uma leitura da Psicanálise a partir de uma visão crítica e contextualizada com as mais diversas articulações.

Coordenadores

• E-mail: comercialpos@unis.edu.br | (35) 3219-5122

• Prof. Janilton Gabriel de Souza (Currículo Lattes)
  • E-mail: comercialpos@unis.edu.br | (35) 3219-5122
  • Mestrado em Psicologia (Linha Psicanálise) pela Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Especialização em Teoria Psicanalítica
  • Graduação em Psicologia.

MÓDULO 1 – CONCEITOS PSICANALÍTICOS
História da Psicanálise e os conceitos fundamentais em Freud 36 horas
Introdução ao pensamento de Jacques Lacan 24 horas
Epistemologias 24 horas
O Segundo Lacan – Real, Simbólico e Imaginário 24 horas
MÓDULO 2 – CLÍNICA PSICANALÍTICA
Estruturas Subjetivas – Psicopatologia clínica psicanalítica em Freud e Lacan 24 horas
Psicanálise com crianças e adolescentes 24 horas
Psicanálise com Adulto e Idoso x Psicoses ordinárias ou novos sintomas? 24 horas
Construção de casos clínicos e a questão do pagamento 24 horas
MÓDULO 3 – PSICANÁLISE E ARTICULAÇÕES COM OUTROS CAMPOS
Psicanálise e Psicopatologias do Social, Arte e Tecnologias 36 horas
Psicanálise e Direito 24 horas
Psicanálise e Saúde Mental x Acompanhante Terapêutico 36 horas
Psicanálise e Educação 24 horas
Psicanálise, Cultura, Filosofia e Religião 24 horas
Módulo Internacional – A clínica dos Nós de Jacques Lacan 20, 30 ou 40 horas
Pensamento Científico e Metodologia da Pesquisa 24 horas
Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas
Módulo Inglês Instrumental I* 24 horas
Módulo Inglês Instrumental II* 24 horas
Módulo Inglês Instrumental III* 32 horas

* No momento disponíveis apenas no polo de Varginha.

R$ 380,00 – Entre em contato com nossos consultores para condições especiais!
WhatsApp (35) 99802-3959

**(boleto será gerado no preenchimento da ficha cadastral)

Plano C – 24 parcelas R$ 575,00 R$ 517,50 R$ 488,75 R$ 460,00

Pouso Alegre